Examinando as Escrituras

Nove Marcas de uma Igreja Saudável

02-10-2015 12:42

qNove Marcas da Igreja de Cristo (Resumo)

Professor: Rev. Alcimar Dantas Dias

 

Introdução (Mt 16:13 a 19)

A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Essa definição compreende que a igreja é feita de todos os verdadeiramente salvos. Paulo afirma: “Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela” (Ef 5.25). Aqui o termo “igreja” é usado para referir-se a todos aqueles pelos quais Cristo morreu para redimir, todos os salvos pela morte de Cristo. O plano de Deus para a igreja é tão grande que ele exaltou Cristo a uma posição de suprema autoridade por amor à igreja: “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Ef 1.22-23).

O Propósito da Igreja de Cristo é glorificar a Deus através da obediência ao Ide de Jesus para fazer discípulos através de pessoas capacitadas pelo Espírito Santo. At. 1:8. Adoração (Ef 1.12) , Comunhão (Jo 17. 20,21; Ico 12: 18 a 21); Ensino (Cl 1.28), Evangelismo (Mt 28.19) e Serviço (Ef 4. 11 e 12). Para que uma igreja seja saudável ela deve ter as seguintes marcas:

Marca 01 - Pregação Expositiva.

A pregação é o modo como Deus fala conosco. A pregação expositiva é um dos mais antigos métodos de pregação. O objetivo é expor o que é dito em uma passagem particular da Bíblia, explicando cuidadosamente seu significado e aplicando-o à congregação (veja Neemias 8:8). Existem, evidentemente, muitos outros tipos de pregação. Sermões tópicos, por exemplo, coletam tudo o que a Bíblia ensina sobre um único assunto, como a oração ou a contribuição. A pregação biográfica aborda a vida de alguém na Bíblia e retrata-a como uma demonstração da graça de Deus e como um exemplo de esperança e fidelidade. Mas a pregação expositiva é algo diferente - uma explicação e aplicação de uma porção particular da Palavra de Deus.

O povo de Deus sempre foi criado (nutrido) pela Palavra de Deus. Da criação em Gênesis 1 até a chamada de Abraão em Gênesis 12, da visão do vale dos ossos secos em Ezequiel 37 até a vinda da Palavra Viva, Deus sempre criou o Seu povo através da Sua Palavra. Como Paulo escreveu aos romanos, “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (10:17). Ou, como ele escreveu aos coríntios, "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação" (1 Cor. 1:21).

Marca 02 - Teologia Bíblica.

Em nossas igrejas, deveríamos nos preocupar não só em como somos ensinados, mas com o que somos ensinados. Deveríamos apreciar o caráter são, particularmente em nossa compreensão do Deus bíblico e dos seus caminhos para conosco. "Sanidade" é uma palavra antiquada. Nas cartas pastorais de Paulo a Timóteo e a Tito, "são" significa confiável, preciso ou fiel. Em sua raiz etimológica é uma figura do mundo médico que significa inteiro ou saudável. Lemos em 1 Timóteo 1 que a sã doutrina é amoldada pelo evangelho e que ela se opõe à impiedade e ao pecado. Ainda mais claramente, em 1 Timóteo 6:3, Paulo contrasta as "falsas doutrinas" com as "sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e. . . o ensino segundo a piedade". Assim, na sua segunda carta a Timóteo, Paulo exorta Timóteo a manter “o padrão das sãs palavras que  de mim ouviste” (II Timóteo 1:13). Paulo adverte Timóteo de que "haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos” (II Timóteo 4:3).

O Deus Bíblico é Criador e Senhor; e ainda assim Sua soberania às vezes é negada até mesmo dentro da igreja. Cristãos confessos que resistem à idéia da soberania de Deus na criação ou na salvação estão, na verdade, brincando com um paganismo piedoso. Muitos cristãos têm questionamentos honestos sobre a soberania de Deus, mas uma negação contínua, tenaz, da soberania de Deus deveria nos deixar preocupados. Batizar uma pessoa assim, pode significar o batismo de um coração que ainda é de algum modo incrédulo. Admitir tal pessoa na membresia significa tratá-la como se ela confiasse em Deus, quando na verdade ela não confia.

Marca 03 - Uma Compreensão Bíblica quanto às Boas Novas

            O evangelho é o coração do cristianismo, e por isso deve ser o coração da nossa fé. Todos nós como cristãos deveríamos orar mais para que a preocupação com as boas novas da salvação em Cristo se tornasse o foco da igreja. Uma igreja saudável está repleta de pessoas que têm um coração voltado para o evangelho, e ter um coração voltado para o evangelho significa ter um coração voltado para a verdade: para a apresentação de Deus a respeito dEle mesmo, para a nossa necessidade, para a provisão de Cristo, e para a nossa responsabilidade. "O evangelho é o coração do cristianismo, e por isso deveria ser o coração da nossa fé." Há o perigo de transformar o Evangelho num programa de auto ajuda ou num programa social apenas. Mas, devemos nos lembra que o Evangelho está além de auto ajuda ou boas obras. O Evangelho, como disse o apóstolo Paulo, “ ... é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, e depois do grego”. (Rm 1:16)

Marca 04 - Uma Compreensão Bíblica quanto à Conversão

A falsa compreensão da conversão enfatiza o novo nascimento como uma mera decisão humana e nega a verdade do ato de Deus. A pregação superficial com pensamento secular de um evangelho egocêntrico se limita a pouco mais que uma única confissão verbal de Cristo (frequentemente distorcendo Romanos 10:9). A falsa conversão é o maior problema da Igreja. Uma igreja local saudável é caracterizada pelo entendimento e uma experiência da poderosa obra de conversão realizada pelo Espírito Santo. Deve haver o entendimento de que somente Deus pode mudar o coração humano. Somente Deus pode alcançar partes do ser humano que ninguém mais tem acesso, ou seja, somente Deus pode mudar o coração e o entendimento dos homens, sem importar idade, sexo, grau de instrução, nível social ou qualquer outra diferença entre os homens. Mas, uma igreja saudável é marcada por demonstrações visíveis de mudança de caráter.

 

Marca 05 - Uma Compreensão Bíblica quanto ao Evangelismo

Uma igreja saudável é marcada pelo poder de um evangelismo prático que resulta da compreensão do que Jesus ensinou aos seus discípulos sobre a missão de ir ao mundo pregar o Evangelho, (Mc 16:15) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Mas, antes de ir ao mundo, Jesus ordenou que eles ficassem em Jerusalém para serem revestidos como poder para pregar, Lc.24: 49, E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. A instrução que Jesus deu em At.1:8, ( Mas, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.) é fundamental para que os discípulos tenham interesse, disposição e capacitação para ir ao mundo com ousadia para testemunhar de Cristo.

Marca 06 - Uma Compreensão Bíblica quanto à membresia da igreja.

Até onde podemos perceber, não havia troca-troca de igrejas porque só havia uma igreja em uma determinada comunidade. Nesse sentido, não sabemos de nenhum rol de membros de igreja no Novo Testamento. Mas existem listas de pessoas ligadas de alguma forma à igreja no Novo Testamento. Temos tanto as listas de viúvas sustentadas pela igreja (1 Timóteo 5) quanto os nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Filipenses 4:3; Apocalipse 21:27). E há passagens no Novo Testamento que apontam para definição e limites claros à membresia de uma igreja. As igrejas sabiam quem compunha o seu rol de membros. Por exemplo, as cartas de Paulo para a igreja de Corinto mostram que alguns indivíduos seriam excluídos (por exemplo, 1 Coríntios 5) e que alguns seriam incluídos (por exemplo, 2 Coríntios 2). Nesse segundo exemplo, Paulo menciona até mesmo uma "maioria" das pessoas (2 Coríntios 2:6) que são citadas como tendo infligido a “punição" de exclusão da igreja. Essa "maioria" só poderia estar se referindo a uma maioria do grupo das pessoas que foram reconhecidas como membros da igreja.

Marca 07 - Disciplina Eclesiástica Bíblica

A sétima marca de uma igreja saudável é a prática regular da disciplina eclesiástica. Uma prática bíblica de disciplina eclesiástica dá significado a ser um membro de igreja. Embora tenha sido praticada pelas igrejas de forma generalizada desde os tempos de Cristo, nas últimas gerações a prática vem desaparecendo da vida regular da igreja evangélica. Visto que a disciplina eclesiástica é um aspecto do uso do poder da igreja, é conveniente conhecer os princípios bíblicos relevantes para a prática da disciplina eclesiástica.

Marca 08 - Cuidado em Promover o Discipulado Cristão e o Crescimento

Outra marca distintiva de uma igreja saudável é uma preocupação sincera com o crescimento da igreja - não simplesmente com o crescimento numérico, mas com o crescimento pessoal dos membros. Algumas pessoas pensam que alguém pode ser um "bebê em Cristo" pela vida inteira. O crescimento é visto como um item opcional reservado para discípulos particularmente zelosos. Entretanto, crescimento é um sinal de vida. Árvores que crescem são árvores vivas, e animais que crescem são animais vivos. Crescimento envolve aumento e avanço. Em muitas áreas da nossa experiência do dia a dia, quando algo deixa de crescer, morre.

Marca 09 – Liderança Bíblica

A Bíblia mostra explicitamente que na Igreja primitiva havia pastores, presbíteros e diáconos (Gl. 1; At. 6 e 2Tm 4). Deus dotou a igreja com homens de caráter exemplar, sabedoria pastoral e dons do ensino. O diaconato surgiu em At. 6:4 para solucionar a supervisão social enquanto os apóstolos pudessem se consagrar “a oração e ao ministério da palavra”. Independente do tipo de ofício que um homem tenha, está implícito em todos os ofícios e outras lideranças da igreja que todos devem ter um nível elevado de espiritualidade. Líderes em geral, precisam ser cuidadosamente preparados e experimentados mesmo antes de exerceram algum ofício ou responsabilidade na igreja local.

Conclusão

Em suma, uma igreja local sadia precisa ter essas nove marcas descritas acima. Ela precisa investir para alcançar essas nove metas com trabalho árduo e muita oração. Uma Igreja saudável é aquela que conhece a razão de sua própria existência. Os membros de uma igreja saudável entendem que a igreja não está para servir aos membros, ao contrário, os membros saudáveis de uma igreja saudável entendem que seu papel é servir a Deus na igreja onde são membros. Devem cuidar dessa igreja, apoiar a liderança com oração e respeito, contribuir financeiramente para o sustento da obra de Deus, trabalhar, servir, viver em comunhão uns com outros, incentivar uns aos outros, respeitar uns aos outros e principalmente, estarem presentes nos trabalhos em geral da sua igreja. Os membros saudáveis de uma igreja entendem que é um privilégio ser membro da igreja de Cristo, sem importar sua localidade ou o seu nome.

Como disse um pastor certa vez, “ se você está na igreja esperando que o seu EGO seja satisfeito, então você está no lugar errado. Se você procura entretenimento e satisfação para o EGO vá para a Disney”. A igreja é um lugar de renúncia, sofrimento, santificação e serviço sério ao Rei dos reis e Senhor dos senhores!

Rev. Alcimar Dantas Dias

 

Referências

 

  1. BÍBLIA SAGRADA (VKJ).

  2. DEVER, Mark. - O que é uma igreja saudável? Primeira edição em Português..Editora Fiel, 2009.

  3. REVISTA FÉ PARA HOJE. - 9 marcas de uma igreja saudável. N036. Editora Fiel, Março de 2012.

 

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode